• yabane diatane
  • -
  • shawadawa
00:00 / 00:00
  • Facebook
  • Google+
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram

CONTATO >

T: (11) 46809660

F: +55 11 999107214 Daosha

F: +55 11 996924771 Txãda

E: daoshapassaroalegre@gmail.com

© 2019 - Shawãdawa - Feito por: Daosha Pássaro Alegre

Título 3

somos os organizadores

 

 

 

Liderança cultural e espiritual de seu povo, morador da aldeia da terra indígena Raimundo Vale, lutando pelo desenvolvimento e resgate cultural Shawãdawa, através da pesquisa e estudo das medicinas da floresta, cantador de músicas ancestrais, organizador da festa tradicional Mariri e Organizador do I festival Shawãdawa em Julho de 2018 na aldeia Raimundo Vale, Acre. Foi professor da língua materna Shawãdawa por dois anos na escola dentro da aldeia Novo Acordo.  Desenvolve trabalho de cura com os indígenas de sua aldeia e fora dela através de cerimônias de cura, levando o conhecimento de seu Povo e de sua cultura para os não-indígenas. Desenvolve a pintura corporal e facial indígena e trabalha entre as nove aldeias existentes na terra indígena, promovendo capacitações aos indígenas para trabalharem com as cadeias de valores existentes na floresta. Idealizador da Ararinha calçados e bolsas, a qual desenvolve junto com sua companheira, Daosha Pássaro Alegre. Ararinha é um projeto sustentável que agrega o valor do produto na própria floresta, levando renda aos indígenas e ajudando a manter a floresta em pé.

Liderança indígena, morador e fundador da terra Indígena Centro Shawã Nãba onde trabalha no resgate cultural e espiritual de seu Povo. Como agente Agro Florestal, vem desenvolvendo um trabalho dentro das aldeia e do Centro Shawã Nãba incentivando a plantação de diversas frutas e sementeiras. Visando o trabalho com as cadeias de valores e utilisando os recursos naturais da floresta, insere capacitação para o seu povo em como utilizar essas cadeias de valores que serão trabalhadas através de oficinas.

Liderança cultural e espiritual, estudante das medicinas da floresta, incentivador e pesquisador das músicas ancestrais, da língua materna e das festas tradicionais. Organizador do I Festival Shawãdawa de Julho de 2018 na aldeia Raimundo Vale, Acre.

Fil

 

 

 

 

Graduação – Licenciatura em Educação Física-UNIP. Bacharelado em Flauta transversal Erudito – FAC-FITO. Companheira de indígena Shawãdawa, caminha levando as medicinas sagradas e os cantos da floresta, disseminando a cultura. Pesquisadora das culturas e cantos indígenas desde 2011, onde percorreu por inúmeras aldeias como Yawanawá, Huni Kuin, Puyanawa e  Guaranis. Hoje seus estudos estão voltados para a aldeia Shawãdawa e trabalha com as mulheres indígenas através de oficinas de artesanato, promovendo o resgate da cultura. Idealizadora do projeto Ararinha – calçados e bolsas feitos de látex, onde onde leva capacitação de produção dos calçados de látex para indígenas e ribeirinhas da região da Amazônia. Trabalha na concientização da comida original, da tecelagem de suas vestimentas orgânicas, a despoluicão das aldeias. Organizadora do I Festival Shawãnãba Shawãdawa de Julho de 2018 na aldeia Raimundo Vale, Acre.

Facilitadora do Festival Planetário 8.000 Tambores no Brasil. Integrante do Grupo das abuelas do Brasil.

Liderança Cultural, trabalha o fortalecimento das mulheres de sua aldeia através do artesanato. Companheira do liderança Yuvanã Shawã, é organizadora das mulheres  indígenas nas cerimônias, brincadeiras, feitios de produtos de pintura natural. Atualmente vem trabalhando no desenvolvimento da Centro Cultural e Espiritual Shawã Naba e na preservação da cultura Shawãdawa. É estudante das medicinas da floresta e cantora das músicas ancestrais do Mariri. Organizadora do I Festival Shawãdawa de Julho de 2018 na aldeia Raimundo Vale, Acre.

C

Txãda Shawã

Daosha Pássaro Alegre

Vaxã Shawã

Yuvanã Shawã

Kumauã Shawã